O que é permitido na reforma de um apartamento alugado?

5 de julho de 2018
5 de julho de 2018 betel

O que é permitido na reforma de um apartamento alugado?

Todos querem ter um espaço para chamar de lar, não é? Entrar em um ambiente e sentir que cada detalhe expressa quem você é seria maravilhoso. Porém, isso pode ser uma dificuldade ao alugar. Por isso, a sacada de hoje fala sobre o que é permitido na reforma de um apartamento alugado.

Aprenda a deixar o imóvel de aluguel com a sua personalidade sem gastar muito ou fazer obras que terão que ser desfeita ao fim do contrato.

 

 

O que é legalmente permitido?

É comum que aconteçam problemas no imóvel devido ao uso. Talvez seja com as pias, o box, as portas, as janelas ou o encanamento. De acordo com a Lei da Locação, é obrigação do locatário consertar danos anteriores na casa, sendo feitos por ele mesmo ou por antigos moradores.

Porém, manter o apartamento conservado é um dever do inquilino, que deverá entregar a residência da mesma forma que recebeu. Isso que dizer que se foi feita alguma pintura, reforma estrutural ou demais alterações, elas devem ser desfeitas antes de devolver o imóvel. A menos que o proprietário autorize as mudanças.

O que é permitido na reforma de um apartamento alugado?

É possível realizar reformas no apartamento alugado para deixar o ambiente com a personalidade do seu novo morador. Contudo, essas mudanças são mais simples do que uma obra completa.

Um detalhe importante é que antes de reformar o apartamento é preciso solicitar a autorização do locatário. Assim não haverá nenhuma dor de cabeça futura. Confira o que você pode mudar em seu apartamento alugado:

Pintura

Uma das partes do ambiente que mais influencia no design de interiores é a cor de uma parede. Você pode modificar todo o apartamento com cores fortes ou com quais tonalidades desejar. Uma alternativa é colocar um papel de parede estiloso. Apenas mantenha em mente que quando for devolver o imóvel terá que deixar na cor recebida. A menos que o locatário goste e permita que a mudança permaneça.

 

 

Luminárias

Você também pode modificar as luminárias que vieram com o apartamento. Para isso, basta apenas guardar as antigas e colocar as que você mais gostar. Na hora da devolução, você só precisará repor as luminárias e levar as sua para seu próximo apartamento.

Prateleiras e armários

É um direto do inquilino instalar prateleiras e armários e até mesmo furar as paredes caso seja preciso. Porém, é sempre bom relembrar que ao sair do apartamento, os furos deverão ser cobertos perfeitamente. Caso não goste das portas de algum móvel, é possível retirar este item, mas guarde para recolocá-las ao fim do contrato.

 

 

Portas, chuveiros e torneiras

Esses objetos também podem ser substituídos por modelos que sejam mais funcionais para o inquilino. Assim, é possível deixar a decoração mais bonita e com a sua personalidade. Guarde os antigos em uma caixa com identificação e, caso não fique mais no imóvel, recoloque nos lugares originais.

Equipamentos de segurança

Em caso de crianças ou animais de estimação, pode ser preciso colocar proteções nas janelas ou sacadas. Além disso, essas telas evitam a entradas de insetos em seu apartamento. Procure sempre opções que podem ser retiradas e levadas com você. Porém, se o locatário achar que é uma boa mudança, talvez você não precise remover o equipamento.

Dica sobre móveis sob medida e quadros

Ao planejar o seu design de interiores evite comprar móveis sob medida. Isso é importante porque esse tipo de mobília pode apenas ficar ideal somente para o espaço em que for montada.

Uma boa ideia é investir no tipo de móvel que possa ser montado e desmontado. Dessa forma, você poderá levar com você para outros lugares.

Já para quadros, caso não queira furar as paredes, você pode optar por uma fita dupla face resistente. Assim, apenas precisará descolar a fita depois. Outra opção é colocar os quadros sobre uma prateleira. Fica elegante e prático.

 

 

Agora que você já sabe o que é permitido na reforma de um apartamento alugado, já pode decorar o espaço do seu jeito e ter um lugar para chamar de lar.

Gostou das dicas de hoje? Já imaginou que pode ter ajuda para fazer uma decoração dos sonhos em seu novo apartamento? Basta entrar em contato e solicitar o seu orçamento hoje mesmo.